segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Iluminação Sustentável

Todos queremos gastar o minímo de electricidade possível mas por vezes as nossas casas não estão bem estudadas e acabam por ser demasiado escuras e recorremos logo á lâmpada!

Em tempos de crise e sobretudo de novas formas de pensar, surge um projecto estudado ao nível iluminação natural recorrendo para tal, a recortes na estrutura que projectam feixes de luz totalmente natural por todos os ambientes interiores do edifício.

http://www.designatento.com/design-sustentavel/eco-design/iluminacao-sustentavel.html




O escritório de arquitetura EASTERN Office Design, localizado em Kyoto, Japão, criou o projeto denominado "Slit House". Nome bastante apropriado já que a construção se utiliza de fendas em paredes de concreto reforçado substituindo as janelas.
As fendas permitem que a luz natural entre no interior para ativar áreas estratégicas da residência durante o decorrer do dia. E conforme a hora, o clima e a estação, haverá cenários diferentes compostos pelo jogo de luz e sombra em relação a outros dias.
De qualquer forma, a Slit House consegue impressionar, tanto pela sua originalidade quanto pelo conceito de oposição entre a "dureza" de seu aspecto externo e pela poética da luz em seu ambiente interno.

Necessidade faz o engenho



A simple initiative in the Philippines is bringing a bit of brightness into the lives of the country's poorest people. The project is called "Litre of Light", and the technology involved is just a plastic bottle filled with water. It's an environmentally-friendly alternative to an electric light bulb, and it's virtually free. The BBC's Kate McGeown reports from Manila.

http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-14967535

Eco Design

Já pensaram nas milhares de toneladas de lixo que fazemos diariamente.... pensem. Somos a partir de hoje 7 mil milhões de pessoas neste Planeta... se cada um de nós começasse a pensar mais ecológicamente poderiámos alcançar num futuro muito próximo uma nova "vida" para o nosso Planeta, que não se esqueçam é a nossa única casa.... Aqui mostro-vos alguns exemplos de criações ecológicas, mais uma vez evidênciando que o Design enquanto profissão existe para utilizar e reutilizar tudo o que nos rodeia sempre da melhor maneira, de forma a ser novamente útil e sempre de forma muito, muito original!
Uma forma original de reutilizar os rolos do papel higiénico! Quem não os usa?! Uma boa opção, para quem tem um "dedo" para a bricolage e design gráfico.. Criação do Designer Kim Ji-eun com o nome "Day Re" que traz uma nova forma de aproveitar os rolos que sobram após o uso dos papéis higiênicos.
E aquelas caixas de ovos que colocamos na reciclagem... será que lhes podemos dar outro uso?! Aqui segue uma boa ideia para quem precisa de um candeeiro extra lá por casa! Este candeeiro eco é obra do Designer Victor Vetterlein, formado pela Universidade do Colorado em Ciência em Gerenciamento de Construção e Belas Artes, com mestrado em Arquitetura e com escritório em Nova Iorque. Podem conhecer mais trabalhos seus no site: http://victorvetterlein.com
Projecto de Damjan Stankovic, a Eko Traffic Light Concept promete reduzir os acidentes no trânsito com um contador que indica quanto tempo resta para o sinal abrir! Alguns benefícios do conceito de Stankovic são a redução de poluição e do consumo de combustível, assim os motoristas podem desligar os seus motores tendo em vista o tempo necessário para a abertura do sinal.

domingo, 30 de outubro de 2011

Futurista e Orgânico






Inaugurado em 2007, o Roxy/Josefine, clube noturno na Savassi, em Belo Horizonte, suspendeu as suas atividades por apenas um mês no primeiro semestre de 2011 para implantar o novo projeto criado por Fred Mafra, o mesmo autor da proposta anterior. Reaberta em junho, a versão 2011 da casa aposta em formas escultóricas e na iluminação para obter um clima onírico.

A temática parte da exploração de todas as suas facesdo Hexágono, em tamanhos diferentes.

“Elementos prismáticos, pilares formados pela união de triângulos com quadrados e volumes lapidados instigam o percurso, pois alteram a percepção dependendo do ângulo a partir do qual se olha”, descreve o autor.

As plantas são, no entanto, simétricas em quase todos os ambientes.

http://www.arcoweb.com.br/interiores/fred-mafra-clube-roxy-josefine-05-10-2011.html

Decoração com muita personalidade





Algumas sugestões de design e decoração com muita personalidade e cor!

O biombo antigo pertenceu à avó da moradora, na França. No apartamento brasileiro, a peça funciona como cabeceira no quarto do casal