quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Design matters!

Em pleno século XXI, rodeado de informação, culturas e novos métodos de criar.... em Portugal ainda se desconsidera e muito a importância do Design, ligando-o apenas a uma vertente estética!

Relembro que o Design pode ajudar em muito as empresas a terem mais competitividade, a se destacarem e a criarem novos produtos inovadores e distintos dos demais...




Thonet Chair


Deixo-vos um óptimo exemplo de como o Design realmente importa e pode fazer a diferença num produto, marca ou espaço!

A cadeira Thonet (de Michael Thonet 1) criada em 1859 abriu portas para um conceito até então pouco explorado, a standartização de produtos!

Era composta apenas por 6 peças e 6 parafusos e em 1891 tinham sido já vendidas 7.300.000 unidades!

A sua simplicidade de componentes permitia até dividir o trabalho da sua construção, ou seja, da fábrica os componentes viajam de forma bastante prática para qualquer parte do mundo, sendo a cadeira montada no destino!

Graças ao estudo aprofundado da peça e da sua estrutura... conseguiu-se chegar a um simples e racional método de montagem.

Através de 6 peças e 6 parafusos conseguiu criar a famosa cadeira nº. 14 e em 1891 tinham sido vendidas 7.300.000 unidades!

Posso até dizer que foi a partir desta grande invenção que se abriu caminho para o mercado padronizado como o conhecemos hoje...



Afinal... o Design importa!

Design matter's!

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2333116

http://tipografos.net/design/thonet.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Thonet


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Estantes / Shelves 1

A arrumação é sempre uma necessidade lá em casa certo?!!
Então porque não apostar em soluções práticas, económicas e que realmente solucionem o problema da arrumação de uma forma bem Divertida e claro... Criativa!

Deixo-vos algumas sugestões para todos os gostos e idades!


PBKids



'malus communis' by defact studio


defact studio


dimvar shelves


Designer Olivier Dolle - Tree Branch Shelves 



Designer Sascha Akkermann's



Brave Space Design


Agora já não têm desculpa para a desarrumação!











terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Liderança/ lidership

Deixo-vos com um vídeo que pode ser para alguns uma forma de inspiração para mudarem a forma de agir.
Tal como a autora diz, não tenham medo de viver, arrisquem e não fiquem parados!
Parar é morrer :)



"A ideia é bastante simples: quem cria todos estes movimentos de liderança (não se limite apenas às redes sociais, vamos falar de tendências, comportamentos, projetos, opiniões, etc) não são SÓ os líderes amplamente reconhecidos. Afinal, um líder sem nenhum seguidor, sem ninguém que o ajude a sustentar sua iniciativa se apaga.

Nas redes sociais, quem comanda e determina o que é legal e o que não é são os usuários- que escolhem e decidem o que seguir, o que viralizar e o que trollar, não é mesmo?
Um meme criado no paint pelo Zéquinha pode ser muito engraçado. Já um meme fabricado em uma agência de publicidade, que compõe uma super campanha de uma grande marca, com um enorme investimento, pode acabar por não ser nem um pouco engraçado… mesmo que um grande influenciador diga que é, os usuários podem contestar considerando que não - e isso é muito bom!

É interessante que a gente compreenda que as verdadeiras escolhas estão em nossas mãos e esta percepção não deve se limitar somente ao ambiente virtual. E não devemos nos restringir aos likes, shares, tweets e views porque, enfim, se as coisas não estão agradando é sempre válido lembrar que existe uma parcela de culpa que nos pertence, pois quem faz o movimento não é o líder, somos nós!

Os líderes são muito importantes uma vez que tomam as atitudes e mostram como se deve fazer. Portanto, há que se ter muita coragem para assumir tal posição (ser um líder, defender uma idéia), indo contra uma corrente formada por tantas outras posições. Mas a ideia deste post não é provocar somente o espírito de liderança que existe adormecido em cada um de nós mas sim o de registrar que sem você, sem a sua opinião, sua força e sua fé um movimento pode perder toda a força que necessita para se manter.

Pense bastante nisso pois, no final, temos os líderes que merecemos e cultivamos. O verdadeiro líder precisa saber trabalhar COM o coletivo – e não “apesar dele”.

Esta mensagem foi deixada no para-brisa do meu carro por um amigo e penso que contempla a ideia que tentei transmitir neste post: “Não tenha medo de viver, de correr atrás dos sonhos. Tenha medo de ficar parado.” – Anita Garibaldi."

retirado de: http://comunicadores.info/2012/02/13/artigo-seguir-tambem-e-ser-lider/

Design Belga em altas

No outro dia falava no Design Brasileiro, pois hoje os olhares recaiem sobre o Design Belga!
Um país que cada vez mais tem recebido bons comentários no circuito do Design.
Mostra-se muito promissor nesta área e também nas artes plásticas, prova disso mesmo é a exposição que está a ser preparada para a Triennale de Milão para coincidir com o Salão do Móvel da cidade, um dos eventos mais importantes do calendário mundial do Design, que acontece já em Abril.


Banquinhos empilháveis Diaphragm, de Michael Bihain

´

Escrivaninha e prateleiras Strates, da Objekten


A mostra Perspectives pretende traçar um panorama do estado em que se encontra o Design Belga hoje, por meio de uma vasta coleção de produtos, protótipos e projetos a serem exibidos em Milão.

Os móveis e principalmente os objectos tentarão revelar ao público a abordagem mais prática e quotidiana do Design belga, marcado pelo uso de materiais naturais e simplistas, que evidenciam um carácter bastante depurado e objectivo.


Sapatinhos montáveis, de Linde Hermans


Luminária de mesa Balance, de Nathalie Dewez



Instalação OS Waterboiler, da dupla Openstructures


Com esta Mostra ficam evidentes, pela selecção de peças a serem expostas, as questões com as quais designers e fabricantes belgas têm lidado actualmente: a instabilidade económica europeia, o envelhecimento da população, o impacto ambiental, o desenvolvimento sustentável.

Por esse motivo, a mostra será dividida em cinco secções: Design Industrial, Design Artesanal, Design- Arte, Design Social e ainda o Design Colaborativo (estilo “open source”).


Velhas moedas transformadas em broches constituem a série Changed Values, de D'Hanis & Lachaert


Espelho Elisabeth, de Jean-Francois D'Or



Coleção New Basics, da Objekten

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

New album David Fonseca

Bem como não podia deixar de o fazer... Deixo aqui a sugestão bem portuguesa do mais recente album do nosso artista David!
Chama-se Rising e terá uma sucessão já em Setembro com o nome de Falling.
Para quem ainda não ouviu, podem faze-lo no you tube onde vão encontrar também vídeos promo dos primeiros singles!
Enjoy it!
www.youtube.com

http://www.youtube.com/watch?v=3p_WcsAQfv8&feature=autoshare

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Exposição Design Berlim


Carlos Motta, 2002


As linhas curvas e a identidade tropical são características facilmente associadas à arquitetura brasileira.

Agora é a vez do design nacional – e seu perfil igualmente singular – começar a ser reconhecido no cenário internacional.

 E essa é a missão da exposição
Brazilian Design: Modern And Contemporary Furniture, que será apresentada em Berlim a partir do dia 23 de março.





Oscar Niemeyer, 1978


Joaquim Tenreiro, 1961


Domingos Totóra, 2008


A mostra reúne cerca de 60 móveis e objetos emblemáticos da produção nacional dos últimos 80 anos.

Além das peças – a maioria proveniente de coleções particulares -, haverá a exibição de vídeos criados especialmente para a mostra sobre o Brasil e a história do design feito aqui.

Dos modernistas, estão incluída peças essenciais de Sergio Rodrigues, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, José Zanine Caldas, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer.


 Zanini de Zanine, 2008


 Zanini de Zanine, 2010


Rodrigo Almeida, 2006


Joaquim Tenreiro, 1946



E entre os contemporâneos comparecem, Rodrigo Almeida, Irmãos Campana, Brunno Jahara, Sergio Matos, Carlos Motta, Ovo, Maneco Quinderé e Domingos Tótora, além de Zanini de Zanine.


Brazilian Design: Modern & Contemporary Furniture
Local: Design Galerie Zeitlos – Berlin
Endereço: Kantstrasse, 17 10623 – Berlim
Data: 23 março a 05 de maio
Horário: segunda a sábado, das 10h às 19h
Entrada franca


Hotel Daniel - URBAN STAY

A proposta do Hotel Daniel no centro de Viena é atender os viajantes que procuram o chamado luxo inteligente, ou seja, espaços simples e agradáveis, que inspirem e motivem ao mesmo tempo que oferecem possibilidades e serviços, em vez de excessos!

Observa-se um mix entre Vintage e actual, ambientes com cores sóbrias mas com toques de bom humor, carregados de peças dos anos 60 tais como, as cadeiras Butterfly de Jorge Ferrari-Hardoy e até mesmo as poltronas Eadie, de Donna Wilson, observando ainda as mesas improvisadas de paletes de madeira, peças que normalmente seriam descartadas mas aqui ganham novo uso!

Nos quartos observamos a mesma linha de pensamento, focados apenas no necessário ao invés do excesso.
Rasgos de janelas, espaços amplos e ainda um toque de descontração através das redes penduradas no tecto, o que demonstra que de facto não existe nenhuma intenção de esconder a arquitectura do edificio.

E a pensar na ecologia, o Hotel ainda disponibiliza um serviço prático de aluger de bicicletas e vespas, tudo para que os seus hóspedes possam viajar livremente pela cidade e forma mais saudável e económica!



Fachada do Hotel



Lobby


Pormenor da casa de banho


Redes suspensas


Serviço de aluger de bicicletas

Beautifull song by Lana

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Piero Fornasetti - Designers

Piero Fornasetti nascido em 1913 em Milão foi um pintor, escultor e Designer de Interiores bem como, criador de mais de 11,000 peças.
Em termos de variedade e criatividade, pode-se considerar como um dos grandes Designers tendo deixando uma das maiores colecções de objectos e peças do século XX.
Fornasetti ficou ainda conhecido por ter criado um vocabulário visual que é reconhecido instantaneamente!
Ele criou um mundo mágico, original, saturado de imagem e cor e cheio de humor e sagacidade.

Aqui deixo algumas imagens desse Mundo fantástico - a sua casa...













Algumas das suas peças mais interessantes....











Design Ecológico

O que fazer ás bicicletas antigas que temos por casa e que já não usamos?!
Deitar fora?!!.... nem pensar!

Deixo aqui algumas sugestões para peças bem engraçadas e diferentes que podemos fazer em família ou com os amigos para re-decorar um cantinho lá por casa!

E porque não usar aquelas correntes para criar algo bem útil.... como por exemplo um suporte para as chaves de casa!
Ou por exemplo, utilizar as rodas para criar espelhos magníficos e até porque não, criar uma mesinha de centro ou até mesmo de refeição!

Chaveiro bem original



Estante útil e criativa 


Que tal este Candelabro?


Espelho roda